Mark lidera uma equipe de funcionários de escritório cujas memórias foram divididas cirurgicamente entre a vida no trabalho e a vida pessoal. Quando um colega de trabalho misterioso aparece fora do escritório, ele começa uma jornada para descobrir a verdade sobre seu trabalho.
Em Ruptura, cinco funcionários de uma empresa chamada Lumen aceitam participar de um procedimento experimental onde suas memórias pessoais e de trabalho são permanentemente separadas. Quando estão no escritório, só terão as lembranças referentes ao trabalho e em casa, não lembraram das situações profissionais. Mas por trás desse estranho procedimento, se escondem vários segredos obscuros que a empresa quer manter guardados. O funcionário Mark S (Adam Scott) é um dos primeiros a ser cobaia do experimento. Quando seu amigo de escritório, Petey (Yul Vazquez), é demitido, ele começa a perceber a grande conspiração por trás daquela corporação. Mas quando sai de dentro do escritório, Mark esquece completamente dos acontecimentos. Ele acaba sendo abordado por Petey que começa a informar o que há de errado com a empresa e insiste que ele deve investigar o que realmente está por trás do trabalho que fazem lá dentro.
A trama da série engloba a empresa Lumon, uma corporação voltada à biotecnologia cujo trabalho é desconhecido por muitos. Isso acontece devido a um procedimento neural criado pela empresa chamado de "ruptura". O funcionário realiza uma cirurgia no cérebro para que as memórias pessoais sejam "apagadas" ao entrar no prédio, ficando apenas uma nova memória a ser desenvolvida dentro da Lumon.
O protagonista da série é Mark Scout (Scott), um ex-professor de História que aceitou trabalhar na Lumon após vivenciar uma tragédia pessoal. Dentro do prédio, ele convive com Dylan (Zach Cherry) e Irving (John Turturro). Após a chegada da novata Helly (Britt Lower), que não se conforma com o procedimento, cresce entre o quarteto a curiosidade de saber que tipo de vida eles têm fora do prédio.