Após se entregar à polícia, um brilhante fugitivo oferece ajuda ao FBI, mas apenas se a novata Elizabeth Keen for sua parceira.
Em The Blacklist, Raymond Reddington (James Spader) é um dos criminosos mais procurados pelo FBI. Até que um dia ele decide se entregar misteriosamente à agência, oferecendo com ele uma lista de importantes nomes da comunidade do crime: vários terroristas e líderes de organizações criminosas entre os mais procurados pela polícia. Ele deseja participar ativamente da captura de tais criminosos e faz duas exigências: receber completa imunidade pelos crimes que cometeu nos últimos vinte anos e falar diretamente apenas com agente novata Elizabeth Keen (Megan Boone). À princípio, Keen e seu supervisor Harold Cooper (Harrry Lennix) suspeitam das motivações de Reddington e seu estranho interesse em Keen. Mas depois que uma de suas dicas ajuda o FBI a capturar um perigoso terrorista e desfazer seus planos de ataque, eles percebem que pode ser importante continuar recebendo sua ajuda. Mas ao longo da trama, a curiosidade de Reddington por Keen tem suas motivações reveladas, mostrando um conexão entre o passado dos dois.
A história de The Blacklist começa quando Raymond Reddington (Spader), o criminoso foragido mais procurado pelo FBI, decide se entregar às autoridades por vontade própria. Após a captura, ele revela que outro bandido acabou de desembarcar no país. Com a condição de que a agente Elizabeth Keen (Boone) seja a intermediária da operação, ele promete ajudar o FBI a prendê-lo. O pedido é atendido pelas autoridades e Reddington revela o plano traçado pelo criminoso para sequestrar a filha de um poderoso militar americano.